O Museu da Cultura Hip Hop RS, em Porto Alegre, renovou seu patrocínio master com a Petrobras para o ciclo 2026–2028. O aporte de R$ 4 milhões, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), assegura a continuidade das atividades do primeiro museu dedicado ao Hip Hop na América Latina e fortalece sua programação de eventos, oficinas e ações formativas voltadas à cultura urbana.
| Crédito: Felp OG |
A nova etapa da parceria consolida a sustentabilidade do complexo cultural e amplia sua atuação como espaço de referência em economia criativa, formação artística e preservação da cultura Hip Hop no país.
Parceria reforça estrutura e atuação cultural
O investimento garante a manutenção da estrutura do museu e a expansão de suas atividades presenciais e formativas. A iniciativa integra cultura, educação e impacto social, com foco na geração de oportunidades para artistas e produtores das periferias urbanas.
Programa de editais movimenta cena cultural no Sul
Entre os primeiros desdobramentos da nova fase está o Programa Vem Pro Museu, que se consolida como uma das principais iniciativas de fomento cultural da região Sul.
A edição registrou forte adesão e destinou mais de R$ 230 mil ao financiamento de projetos culturais e esportivos.
Números da edição:
- 245 propostas inscritas
- 120 para Eventos Culturais
- 80 para Produção Musical
- 25 para o Museu Literário
- 20 para Hip Hop Esportes
Depoimento reforça impacto social do projeto
“O Hip Hop sempre foi sobre autonomia e transformação. Ver o primeiro museu do movimento na América Latina consolidar uma parceria bianual desse porte prova a potência da nossa cultura. Com a Petrobras, seguimos firmes na missão de gerar oportunidades reais de formação e geração de renda para a nossa juventude”, afirma Rafa Rafuagi, fundador do museu e coordenador-geral da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio (ACHE).
Infraestrutura e experiência do público são ampliadas
O complexo cultural mantém atrações já consolidadas, como o Tênis Gigante e o Toca-Discos Gigante, que integram o circuito imersivo do museu.
Como novidade, será implantado o Mirante Petrobras, espaço de convivência e contemplação que amplia a experiência do público e reforça o caráter interativo do equipamento cultural.
Programação gratuita segue em expansão até 2028
A temporada de 2026 foi aberta com o evento Vem Pro Museu, que reuniu mais de 5 mil pessoas em Porto Alegre. A programação contou com show de MV Bill, participação de Kmila CDD, batalhas de graffiti, DJ sets e rodas de breaking.
Com o aporte garantido até 2028, o museu também mantém previstas novas edições do Encontro Black e das celebrações de aniversário da instituição, consolidando sua atuação como polo de cultura urbana e formação artística.
0 Comentários